domingo, 28 de setembro de 2008

Isso é arte...


Issó é Arte!!! Que maravilha !!!
Estou falando do meu filho é claro .rsrsrsrsr
Brincadeiras a parte, o Pedro está vivendo em um a cidade que tem muitas oportunidades para se conhecer a arte. Sei que quando retornar terá uma mentalidade diferente,um pensar renovado e um coração agradecido.
Dou graças a Deus por tudo que ele tem vivido lá. E morrendo de saudades. Dezembro chegará logo...

Encontro de artes - México


Este é o meu filho Pedro com a Profª Lúcia Pimentel de Belo Hte. A Lúcia foi para San Luis Potosi no encontro de arte e lá conheceu o Pedro, que esteve junto a ela para apoiar na tradução do espanhol, quando precisasse.
Vi as fotos do local e me encantei. Não conheço a Lúcia pessoalmente. Somos conterrâneas e fiz com ela um módulo de Arte na contemporaneidade em um curso a distância. É uma ótima professora.
Quem sabe não nos encontraremos por aí...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ouvir é a maior virtude das relações humanas...




Apesar deste texto não ser poético, trata de uma virtude muito importante em nossos dias e que nos convida a repensar a qualidade das relações que temos com nossos amigos e pares, nesses diias tão corridos da vida.Boa leitura.
Em um curso de liderança o professor pediu para que os alunos fizessem uma breve apresentação e dissesse às razões que o levaram a participar deste treinamento.Quando chegou à quinta pessoa do grupo o professor pediu para que ele dissesse o que sua colega que acabara de se apresentar havia dito.

- Ah? Foi o único som que saiu da sua boca. Ele estava tão ocupado pensando do que iria dizer a seu respeito na hora da sua apresentação que teve que pedir desculpas a sua colega, pois não havia escutado uma só palavra. Então fui pesquisar o que interfere para que você ouça com atenção:

• Você está esperando para falar.

• Você está aborrecido.

• Você está pensando em outro assunto.

• Você pensa que sabe o que a outra pessoa vai dizer.

• Você está com pressa.

• Você está zangado.

• Você está cansado, com fome ou sede, sentindo calor ou frio.

Muitos líderes mesmo anunciando que as portas estão abertas não sabem ouvir e os subordinados em contrapartida deixam de expor seus sentimentos por medo do que poderá acontecer ou por receio de serem totalmente ignorados. “Meu chefe adora ouvir nossa opinião ele costuma sempre dizer. Nas nossas reuniões nossos funcionários entram com suas idéias e saem com as minhas”. Em resumo ele não ouviu nada.

Por que nos tornamos tão maus ouvintes? A grande falha ocorreu no sistema escolar, dando muita ênfase à ensinar, a ler e a escrever. O treinamento para ouvir vinha por forma de advertência: “preste atenção”, “ouçam”, “abram os ouvidos”. Ingressamos no mercado de trabalho lendo, escrevendo bem, sendo que a necessidade do mercado é três vezes maior de bons ouvintes.

Então o que podemos fazer para nos tornar bons ouvintes:

• Esteja atento e demonstre isso. Mantenha um bom contato visual, acenando com a cabeça.

• Preste atenção não só ao que é dito, mas também como é dito.

• Interprete o que as mensagens não verbais querem dizer.

• Não adianta só ouvir, mas entenda o que está sendo dito.

• Faça um resumo do que você ouviu, para checar se você entendeu a mensagem corretamente.

Na prática, aprender a ouvir requer paciência, disciplina e autocontrole, o que não é fácil. Mas, sabemos que a única maneira de mantermos pessoas ao nosso lado é ouvindo o que elas têm a dizer.
Professor Menegatti Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança.
http://www.nota10.com.br/novo/web/artigos_view.php?id_artigos=195

sábado, 20 de setembro de 2008

Centro de Las Artes San Luis Potosi, México

Como não consegui anexar o vídeo ao meu blog segue o endereço.
Centro de Las Artes San Luis Potosi, México

http://br.youtube.com/watch?v=gynWi6zVjmM

San Luis Potosi me aguarde.....

O meu auxílio

Passei a semana em uma maratona. Obtive aceitação de participação em uma mesa redonda em San Luis Potosi no México na próxima semana. Mas devido ao tempo curto a secretaria de Cultura não pode financiar as passagens.
Enviei pedido de apoio para as instituições as quais tenho certa participação, mas todos no Brasil vivem de orçamentos e não de imprevistos .rsrsr Assim ... para minha frustração, não poderei viajar. É tão difícil conseguir participação em um congresso internacional e por causa da grana a gente ainda fica de fora...

O tempo todo Deus fala ao meu coração " Porque estas abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu" Salmo 42:5
Quando eu conseguir outra opotunidade sei que virá diretamente do Deus que auxilia e nunca falha.

Tenham uma ótima semana!!!

sábado, 6 de setembro de 2008

Arte : modelagem e criação de cenário.


Olha aí o que andei fazendo enquanto estou de repouso. Para quem não para quieta e tem que parar... o jeito é ficar sentada. Fazendo o quê?
Historinha de animação. Inspirada no projeto de iniciação cintífica com meus alunos resolvi remodelar os personagens e criar os cenários.
Estou apaixonada por eles. Quero ver quando tudo estiver pronto.
Estúdios Disney que se cuide!!! rsrsrsrs

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pra quem quer rir do terrorzinho!!!


Vai aí uma dica de literatura gostosa pra crianças de todas as idades.
Você vai se arrepiar de tanto rir .......
beijos para o amigo escritor Paulo Netho.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Iniciação científica com crianças : Projeto AnimAção


Nossa turma tem 25 alunos de 1º ano do ensino fundamental. O Projeto surgiu após escolhida a linha de pesquisa pelos coordenadores. Eu e o prof. serginei coordenamos essa turminha.

A conversa surgiu com o significado de cultura, passando por identificação de sete manifestações artísticas e até a escolha das linguagens desenho e filme.

A partir da junção das duas linguagens surgiu a proposta de fazer um filme. Para quem? "Para crianças" - eles mesmos disseram. Os alunos foram pelos espaços da escola fazer uma entrevista e descobriram que criança gosta de filme de terror: terrozinho!!!

Então resolvemos fazer um desenho animado de terrorzinho. Nossa inspiração? Para os personagens: Marcelo Xavier, autor e ilustrador de livros infantis que utiliza a massinha e publicou o livro TOT(mistério). E a inspiração do terrozinho? Paulo Netho, escritor contador de histórias.

Da mistura de tanta idéia ...está em "gestação" (rsrsrs) um desenho animado e um livrinho.

Vamos ver até onde chegaremos, não é?

Estou amando tudo. E é pesquisa mesmo, pode acreditar.

Projeto de animação com massinha

Esse é o projeto AnimAção que venho desenvolvendo com meus alunos de 7-8 anos. Eles criaram uma turminha de jovens que vão passar por uma aventura de"terrorzinho".
Criança não faz terror, faz terrozinho. São coisas de arrepiar, segundo meu amigo escritor Paulo Netho.
Estamos engatinhando ainda... mas temos que apresentar o final do projeto de iniciação científica no próximo mês.
É isso mesmo!!! Esse é um projto de iniciação científica com crianças como pesquisadores. É coisa séria. Dúvida?
Venha assirtir o pôster a ser apresentado no Congreesso de Iniciação Científica Discente da Eseba, 25 de outubro.