domingo, 12 de outubro de 2008

O frio pode ser quente


Esse
é um livro
de litera-
tura
infantil
muito interessante.
Será que o frio pode ser quente?
Ele diz que "as coisas podem ser de um jeito ou de outro: depende do jeito que a gente vê"
Como você vê a imagem da menina que lê? Qual seria o tamanho da visão que temos do saber?
Ter muito conhecimento pode ser para alguns uma grande coisa para si, elevam a auto-estima, lhe confere poder. Outros podem entender que o conhecimento é enorme e que jamais se tornarão grandes.
Penso que quanto mais conhecemos as teorias, os conceitos, as descobertas dos pesquisadores menos sabemos. Enquanto escrevo essa frase para que você leia, muitas outras já foram escritas. Por isso correr atrás do conhecimento é como correr atrás do vento. Melhor seria aprender ao sabor da brisa, tendo tempo de senti-la e consciente de que jamais alcancará o vento.
Por outro lado, outros podem entender que já que não vale a pena correr atrás do vento, melhor ficar onde está mesmo. A questão não está apenas no movimento do vento, mas na maneira como nós nos dirigimos em busca das coisas.
O frio pode ser quente: o saber pode ser o não saber. Pensar que tudo sei ou que nada sei implica em inércia, fato concsumado. Melhor é acreditar que ainda posso vir a saber e que estarei em busca, em eterno movimento de aprendiz.







Nenhum comentário: